Voluntariado e desenvolvimento profissional

Quem busca um emprego sabe que o trabalho voluntário conta pontos em processos seletivos, mas ele também pode ajudar o profissional que está no mercado de trabalho desde o início da carreira. Os benefícios da atividade para a formação profissional são muitos e as empresas estão cada vez mais convencidas de que se trata de uma excelente ferramenta de gestão.

Além de fazer o bem para a sociedade, as vantagens do voluntariado para quem pratica incluem aumento na autoestima, saber trabalhar em equipe, lidar com recursos limitados, ter “jogo de cintura” e conhecimento de realidades e pessoas diversas, segundo um artigo no site Porvir.

iStock_000003162606_Small

O levantamento Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, feito nas 30 grandes empresas e institutos que compõem o conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, mostrou que a criação de grupos e comitês para esta atividade é estimulada em 82,8% das empresas, sendo que 60,9% investem na capacitação de seus colaboradores para este tipo de atuação. Das participantes, 10,9% consideram ampliar as competências e habilidades dos colaboradores, a principal expectativa do trabalho voluntário.

Já um outro estudo, do Conselho Global de Voluntariado Empresarial e da IAVE (Associação Internacional para Esforços Voluntários), entrevistou 47 empresas globais. A pesquisa identificou que a construção de um forte espírito de equipe, do orgulho à lealdade à empresa, são resultados agora esperados do voluntariado, e não mais subprodutos que surgem por coincidência.

 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn