Levar o trabalho para a cama pode prejudicar você

O que é mais produtivo e confortável: usar o laptop esparramado na cama ou devidamente sentado em uma mesa? Estudiosos de hábitos de trabalho dizem que uma nova geração, que praticamente nasceu usando aparelhos móveis, está cada vez mais acostumada a teclar recostada em almofadas, deitada ou em posição fetal.

Metade dos 1.000 trabalhadores entrevistados este ano pela Good Technology, fabricante americana de soluções de segurança para plataformas móveis, disse ler ou responder e-mails de trabalho sem sair da cama. E um estudo com 329 trabalhadores britânicos revelou que quase um em cada cinco passa de 2 a 10 horas por semana trabalhando da cama.

Entre aqueles que trabalham em meio aos lençóis, há quem queira simplesmente monitorar a caixa de entrada ou responder rapidamente a clientes e colegas localizados em outro fuso horário, mostram as pesquisas. Pessoas que responderam a uma pesquisa sobre o tema, feita recentemente, disseram que quando se trabalha com gente do mundo todo, é difícil evitar levar serviço para a cama.

Imagem: internet

Muitos acham que, com isso, serão mais produtivos. Volta e meia, no entanto, é só uma desculpa para procrastinar durante o horário normal de trabalho. O raciocínio é o seguinte: “Já que à noite vou trabalhar um pouco em casa, na cama, posso muito bem tirar uma horinha agora para checar o Facebook e o preço de passagens para minha próxima viagem”, diz uma consultora em produtividade radicada em Denver, EUA, responsável por levantamentos sobre o assunto. O conselho é que a pessoa se esforce para ser mais eficiente durante o expediente e reserve a cama para o descanso.

Especialistas em ergonomia não aprovam a tendência. Muita gente que leva o laptop ou outros aparelhos para a cama acaba com torcicolo ou dor nas costas por manter o corpo em uma posição desconfortável — apoiado nos cotovelos ou virando de lá para cá para tentar achar uma boa posição. Trabalhar em qualquer aparelho portátil na cama por mais de uma hora sem apoio lombar, com o pescoço muito curvado para a frente ou com os braços e as mãos suspensos em um ângulo incômodo, provavelmente vai causar dor e desconforto.

O sono também pode ser prejudicado, é claro. Isto porque a luz da tela de eletrônicos tende a suprimir o hormônio do sono, a melatonina. Além disso, o hábito de trabalhar na cama pode romper o elo entre o sono e o quarto e desencadear ou piorar um quadro de insônia.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn