Viagens corporativas em alta

O mercado de viagens corporativas cresceu 18,6% e movimentou R$ 25,1 bilhões em 2011, segundo dados da pesquisa divulgada ontem na sétima edição do Latin American Corporate Travel Experience, em São Paulo. De acordo com o levantamento, as viagens realizadas por empresas representaram 58% da receita movimentada pela indústria do turismo no ano passado – em 2010, esse número era de 56%.

A pesquisa mensurou o volume de negócios gerado por segmentos de transporte aéreo, hospedagem e locação de automóveis. Produzido desde 2006, o levantamento deste ano também produziu um índice ampliado, que incluiu os setores de alimentação, agenciamento e tecnologia, elevando a receita gerada pelo turismo corporativo em 2011 para R$ 28,6 bilhões.

De acordo com o levantamento, 56% da receita da indústria de transporte aéreo se deve a viagens corporativas, bem como 71% do valor gerado pelo setor de hotelaria. “Esse tipo de viagem é o pilar que sustenta as indústrias de hospedagem e aérea”, diz o professor Hildemar Brasil, do Instituto de Hospitalidade, Lazer e Turismo, um dos coordenadores da pesquisa. Segundo estimativas das organizações, o setor criou 30 mil postos de trabalho em 2011, chegando a ser responsável por 281 mil empregos diretos e 236 mil indiretos.

A previsão para 2012 é que o setor cresça 14,7%. “Já houve queda na variação comparada com 2010, quando subiu 20,4%, e em 2012 o Brasil deve sentir mais a turbulência da crise econômica internacional”, explica Brasil.

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn