Trabalho em pé

É comum atribuir o conforto da cadeira do escritório ao rendimento no trabalho, mas já acredita-se que a falta dela é ainda melhor. Segundo matéria do The Wall Street Journal, um novo estudo que compara a produtividade de trabalhadores que passam o dia todo sentados a outros que usam mesas que permitem o trabalho em pé concluiu que, quando os funcionários trabalham desta forma, eles rendem mais.

Este tipo de mesa é conhecida, em inglês, como “stand-up desk e têm ganhado popularidade nos últimos anos, e um estudo feito recentemente por pesquisadores da universidade Texas A&M concluiu não só que o trabalho em pé é, de fato, mais confortável para as pessoas — provavelmente por permitir que elas se movimentem —, mas que essas mesas também beneficiam os empregadores.

stand-desk-1

Os pesquisadores verificaram que os funcionários de uma central de atendimento trabalhando em mesas ajustáveis, que permitem tanto trabalhar sentado quanto em pé, eram 46% mais produtivos que os empregados usando mesas tradicionais. E isso ocorreu mesmo quando os funcionários tinham menos experiência no emprego.

Os pesquisadores atribuíram grande parte dos ganhos de produtividade ao maior conforto físico relatado pelos funcionários nas mesas mais altas. Quase 75% desses trabalhadores disseram que sentiam menos desconforto depois de usar as mesas para a pesquisa, que durou seis meses. O maior conforto relatado é consistente com pesquisas anteriores mostrando que as mesas para o trabalho em pé oferecem benefícios aos usuários — ajudando a queimar mais calorias, por exemplo, ou melhorando a concentração e outras faculdades mentais.

Os cientistas, que são ligados à área de Ergonomia, acreditam que os resultados do estudo não se resumem apenas ao fato de os empregados trabalharem em pé, pois estar estaticamente em pé não é muito melhor que estar estaticamente sentado. A principal diferença seria que as mesas do tipo “stand-up” levam as pessoas a se movimentarem mais: elas se mexem, balançam, viram, vão para frente, para trás, o que é crucial na era da inatividade induzida pela tecnologia. Que tal fazer o teste?

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta