Empreendedorismo

Talento empreendedor é preciso

Para construir empresas inovadoras, um dos fatores necessários é uma liderança com esta característica, certo? Muitas empresas e possuem um talento que se destaca, a “ponta da lança” da inovação no mercado em que está inserida. E um componente crítico de um líder competitivo e inovador é o perfil empreendedor.  

O problema está justamente no fato de que um único gênio não pode suprir uma empresa inteira. O mito do líder onisciente foi desmascarado e, para o sucesso neste mundo competitivo, o talento empresarial precisa ecoar através da organização. Antes pensado como domínio único de start ups ou pequenas empresas, o talento empreendedor é um motor vital também para organizações maiores. Uma definição da palavra é a capacidade de descobrir, selecionar, processar, interpretar e usar os dados necessários para tomar decisões em um mundo incerto e, depois, para explorar oportunidades de mercado.

Claramente, à medida que a transformação, a digitalização e a globalização continuam em ritmo acelerado, a falta de talento empreendedor poderia prejudicar as organizações à medida que elas tentassem crescer. No entanto, embora este recurso seja escasso, ele é encontrado em todos os países. E mudanças tecnológicas rápidas (e às vezes imprevisíveis), bem como a competição pelo capital intelectual, impulsionarão o futuro do trabalho.

Empresas que têm a inovação em seu DNA demonstram como o talento empresarial estimula uma organização acima da concorrência e a reduz contra as ondas de incerteza política e econômica. Por isso, é extremamente importante incentivar uma mentalidade de crescimento nos trabalhadores. Todo tipo de talento é necessário, mesmo em start ups. Em empresas menores, ao contrário de multinacionais, por exemplo, os trabalhadores desapaixonados não têm onde se esconder. Já no mundo das empresas inovadoras, há uma necessidade constante de talentos que estão sempre dispostos a aprender.

O Índice de Competitividade Global de Talentos (ICGT), relatório anual de que mede e classifica os países com base em sua capacidade de crescer, atrair e reter talentos, cobre 93% da população mundial. Ele concentra-se no talento empreendedor e na competitividade global. O ranking de 2019 inclui os mesmos países do ano passado. Todos eles investiram na criação e no incentivo ao talento empreendedor. Essas nações são economias abertas com forte ênfase na educação. Confira o top 10 da lista:

1-      Suíça

2-      Cingapura

3-      Estados Unidos

4-      Noruega

5-      Dinamarca

6-      Finlândia

7-      Suécia

8-      Holanda

9-      Reino Unido

10-   Luxemburgo

Os responsáveis pelo índice, que é uma iniciativa de uma das maiores escolas de negócio da Europa, comentam aspectos marcantes dos países que estão no topo da lista. Segunda a avaliação deles, a Suíça, é a campeã em retenção de talentos, assim como nos aspectos de desenvolvimento de habilidades. Isso dá ao país europeu excelente acesso a talentos empreendedores. Ele lidera o índice em aprendizagem ao longo da vida, sustentabilidade e empregabilidade. Já um dos dois países não europeus no top 10, Cingapura, é um centro de talentos e também pontua muito em habilidades.

Os Estados Unidos continuam a subir, especialmente no que diz respeito ao crescimento. A Noruega é líder global no aproveitamento de talentos, mas fica para trás em abertura. Outros países nórdicos – Dinamarca, Finlândia e Suécia – todos retêm seu talento e são considerados ótimos lugares para se viver.

Com alto nível em educação, aprendizagem ao longo da vida e oportunidades de crescimento, a Holanda pode subir ainda mais no ranking se fizer mais para atrair talentos, enquanto o Reino Unido continua a atrair talentos internacionais. Completando o top 10, Luxemburgo confia na sua excelente reputação internacional na área das finanças e prima pela retenção de talentos locais.

Vale notar que os campeões de talentos são todos países de alta renda. As pontuações médias desse grupo de renda são consideravelmente mais altas do que as pontuações correspondentes dos outros grupos de renda, mostrando que o desenvolvimento econômico está intimamente relacionado ao desenvolvimento de um maior volume de talentos empreendedores.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn