Sorbonne lança mestrado em parceria com a PUC

A Universidade de Sorbonne e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) assinaram em agosto um convênio para a realização do “Mestrado Profissional em Economia da Mundialização e Desenvolvimento”. A pós-graduação, com duração de dois anos, começará em 2013 e permitirá dupla titulação, uma pela universidade brasileira e outra pela francesa. “A iniciativa facilitará o acesso de profissionais ao mercado de trabalho internacional”, afirma o coordenador do curso, professor doutor José Nicolau Pompeo.

Segundo o diretor da cadeira das Américas da Sorbonne, Guillermo Hillcoat, estabelecer uma parceria direta com o país faz parte da estratégia de aproximação da instituição com mercados emergentes. Contexto no qual o Brasil se destaca por seu desempenho durante a crise. “Vivemos um momento de mudanças na economia, o que coloca o país em uma posição importante”, explica.

Imagem: Internet

Para Hillcoat, a crise global e a demanda por qualificação profissional no Brasil, tornam o momento oportuno para concretizar esse tipo de projeto de dupla diplomação – além do diploma da PUC, o aluno graduado receberá o certificado de Master 2 Recherche Economie de La Mondialisation, pela Paris I Pathéon Sorbonne.

O novo mestrado será oferecido uma vez por ano, em São Paulo, com turmas de 35 alunos. O processo seletivo, que começa em outubro, passa por análise de currículo, testes de proficiência e prova escrita. Durante o primeiro ano, as aulas serão ministradas por professores da PUC. Já no segundo ano, 16 professores da Sorbonne ficarão responsáveis pelas turmas, participando, também, da fase de orientação dos trabalhos de conclusão de curso. Metade do programa será em inglês, o que demanda dos candidatos a comprovação de proficiência na língua estrangeira.

A importância estratégica dessa parceria, para além do intercâmbio cultural e acadêmico, é a formação de um profissional com habilidades diferenciadas, atendendo às demandas de um mercado empresarial globalizado.

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn