Sem gafes no trabalho

Situações adversas acontecem o tempo todo, principalmente no trabalho. Mas como lidar com momentos delicados na empresa da melhor forma possível, sem cometer erros ou gafes? Especialistas em carreira consultados pelo The Wall Street Journal dão dicas para se sair bem em situações que exigem um pouco mais de jogo de cintura, Confira!

Desabafos na web – Alguns profissionais, por se sentirem lesados ou com algum tipo de dificuldade na empresa, acabam extravasando seus pensamentos em redes sociais. Sem dúvida, este não é um bom caminho para resolver nenhum tipo de problema. Entretanto, se o estrago já foi feito, tente reparar os danos, procurando saber se prejudicou alguém e assumindo o erro. Tentar fugir ou colocar a culpa em outra pessoa torna a situação ainda pior. O principal é ter em mente que problemas devem ser tratados apenas com quem pode resolvê-los.

Vai sair da empresa? – Segundo consultores, o que realmente importa para sair deixando as portas abertas são as atitudes, mais do que um pedido de demissão amigável. Sendo possível, treinar alguém que possa ocupar o cargo em aberto e transferir as atividades são atitudes muito importantes. É essencial a preocupação com a continuidade do negócio.

Imagem: Internet

Foi promovido? – Esta é sempre uma boa notícia, mas é complicado saber como lidar com os colegas que continuam em seus cargos. O assunto pode causar um certo desconforto e o ideal é que, assim que assuma o novo cargo, o novo chefe faça uma reunião com a equipe para esclarecer tudo o que mudará ou não, além de ouvir o que todos têm a dizer. Também é uma boa ideia mostrar que a promoção só tem a favorecer a todos e evitar mudanças bruscas e repentinas de comportamento, que podem assustar.

Dificuldades de relacionamento – Estes casos são inerentes ao trabalho e estarão sempre presentes no dia-a-dia corporativo. O desafio é saber identificar aquele que de fato merece a atenção do chefe. Na teoria, a resposta é simples: quando impacta o desempenho da equipe.

E você, concorda com as dicas dos especialistas?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn