Seis segundos gastos com o seu currículo

Existem muitas ideias e tutoriais de como criar um currículo eficiente e que chame a atenção de um recrutador. Mas estudos recentes conseguiram mapear o que, de fato, atrai o olhar de quem lê o currículo, e em que ordem de importância. É essencial tornar mais fácil para os recrutadores encontrarem as principais informações do currículo com uma hierarquia visual clara, sem  impedia-los de localizar as informações mais relevantes, como as habilidades e experiências.

De acordo com a pesquisa da The Ladders, os recrutadores gastam uma média de seis segundos antes de fazer a avaliação inicial da adequação ou não dos candidatos à vaga. O estudo utilizou uma técnica científica chamada “eye tracking” em 30 profissionais e examinou os movimentos de seus olhos ao ler um currículo, durante um período de 10 semanas. Desta forma, foi possível registrar e analisar onde e por quanto tempo eles concentram sua atenção com estas informações em mãos.

Constatou-se que os recrutadores olham primeiro para o nome, cargo atual e empresa, datas de início e desligamento, função anterior e educação. Os dois currículos abaixo incluem um mapa de calor dos movimentos oculares dos recrutadores. O documento da direita foi olhado mais profundamente do que o da esquerda, por causa de seu formato claro e conciso.


Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn