Refletir pode melhorar o seu desempenho

A correria e a rotina complicada é um mal da atualidade e você provavelmente sofre do mesmo problema. Com isso, muitos profissionais costumam dizer que não têm tempo nem para pensar. Parece exagero, mas já percebeu que sobra mesmo pouco tempo para parar e refletir sobre o trabalho que está sendo feito? E isso melhora o desempenho profissional e é essencial não só para o próprio funcionário, como para a empresa também. Esta foi a conclusão de um estudo recente feito por escolas de negócios estrangeiras.

Foram realizados três estudos sobre processos de aprendizado, sendo dois experimentos com quase 400 voluntários e o terceiro em uma empresa de telemarketing indiana. Os resultados mostraram que o desempenho dos profissionais na tarefa dada pelos professores foi até 25% melhor quando os participantes intercalavam o trabalho com períodos de reflexão e estudo sobre o que estava sendo feito, mesmo quando os que focaram apenas nas tarefas passaram mais tempo trabalhando.

Para os autores do estudo, os resultados indicam que a melhor forma de aprender é a combinação de processos em que a pessoa aprende pela prática com a reflexão consciente do que está sendo feito. Isso porque quando paramos, refletimos e pensamos sobre o que aprendemos, temos um senso maior da eficácia do processo. Desta forma, se fica mais motivado, aumentando o desempenho.

O objetivo dos pesquisadores é fazer com que as companhias pensem melhor na carga de trabalho exigida de funcionários, já que quando se tem resultados ruins mesmo trabalhando muito, a resposta costuma ser trabalhar ainda mais. E, por enquanto, não são tão comuns organizações que encorajam profissionais a refletir sobre o que fazem, ou que ao menos lhes dão tempo para fazê-lo.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta