Redes sociais fora da berlinda

Muitos profissionais são categóricos ao afirmar que o acesso às redes sociais atrapalha a produtividade, já que oferece uma distração tentadora aos usuários, os fazendo perder a concentração em tarefas importantes do trabalho. Eles podem até estar certos em parte, afinal, quem nunca esqueceu da vida e passou horas a fio navegando em sites deste tipo? Mas uma revelação recente da Warwick Business School pode fazer as redes sociais perderem o status de vilãs da carreira, pelo menos um pouquinho.

Segundo um estudo realizado pela instituição, usar ferramentas como Facebook, Twitter, LinkedIn ou Skype para conversar não é apenas tempo jogado fora. Mas também pode desenvolver nos profissionais a capacidade de responder mais agilmente aos clientes e converter isso em bons resultados.

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Imagem: internet

Para chegar a este resultado, a equipe de estudiosos estudou grandes empresas de telecomunicações que usaram ferramentas das redes sociais para se comunicar com clientes e potenciais consumidores em várias ocasiões. A conclusão foi a de que, na maioria dos casos, os funcionários foram capazes de realizar mais vendas e atender a mais clientes do que o esperado.

A pesquisa atribui esta melhora na produtividade à chamada “teoria da copresença virtual“. O termo serve para definir uma capacidade de se comunicar com outras pessoas e colaborar com elas em tarefas relativamente curtas, mesmo que estejam longe geograficamente.

E não é só este o benefício que conversar nas redes sociais traz: o ato também propicia uma maior colaboração entre colegas de trabalho e mantém as empresas digitalmente experientes o suficiente para competir por jovens talentos. Por isso, os estudiosos concluíram que a conectividade digital deve ser vista não como uma interrupção indesejável, mas como uma mudança de mentalidade do mercado de trabalho, algo que precisa fazer parte do dia a dia das organizações.

Mas vale um alerta de que as companhias e seus funcionários devem ter discernimento e ser capazes de controlar o fluxo de informações vindas das redes sociais, conectando-se e desconectando-se quando necessário. Em todos os casos, vale o bom senso.

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