Rede de ex-funcionários

Manter contato com bons ex-funcionários é uma ótima ideia, mas poucas empresas a colocam em prática. Quando colaboradores competentes deixam sua organização por uma oportunidade melhor e a partida é amigável, por que não manter este contato? Nunca se sabe, mas alguns podem descobrir que a “grama do vizinho não é tão verde” assim, e que sua empresa é um bom lugar para se trabalhar, afinal de contas.

Imagem: Reprodução

Um artigo recente do site Leader’s Beacon diz que algumas companhias estão mantendo uma rede semelhante ao que universidades chamam de “alumni network“. Nela, algumas iniciativas podem ser elaboradas, envolvendo quadro de mensagens, notícias sobre a organização, postagem de vagas e até mesmo organização de eventos sociais.

A estratégia traz muitos benefícios, como recrutar antigos funcionários, obter a partir deles referências para potenciais candidatos a emprego e gerar negócios com seus novos empregadores. Não é necessário elaborar ou gastar muito com a rede de ex-funcionários, mas é prudente – e inteligente – considerar aquelas pessoas que partiram e com quem vale à pena manter contato (e pensar como fazê-lo).

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn