Quebrando o gelo

Iniciar uma conversa num ambiente profissional pode ser especialmente difícil para os que são naturalmente introvertidos e, ao mesmo tempo, estão cientes da importância do networking de qualidade para a carreira.

É comprovado não ser preciso coletar um grande número de cartões de visita, mas coletar bons cartões de visita. Poucas pessoas reunidas em um mesmo evento, seja numa reunião ou em outra ocasião profissional, por exemplo, serão as conexões importantes que gerarão continuidade de negócio. Assim se constrói uma valiosa rede de conexões: uma de cada vez.

A variedade de pessoas com quem se consegue contato, aliada à rapidez que se obtém informações necessárias para seu negócio, também serão importantes para seu networking.

conversa-profissional

Imagem: Internet

Com nossas rotinas agitadas e apertadas, não nos permitimos estabelecer longos papos. Assim, os primeiros segundos de uma conversa são os mais importantes, já que serão eles que aumentarão ou dificultarão as chances de sucesso na abordagem e de uma conexão profissional futura.

Para ajudar na tarefa, o site Leader’s Beacon listou algumas perguntas que, comprovadamente, “quebram o gelo” de um primeiro contato, aumentando as chances de captar a atenção do receptor. Veja algumas:

  • “Esta é a minha primeira vez neste evento. Você já participou de algum outro?”
  • “Em sua opinião, qual tem sido a melhor coisa do evento (da reunião, do seminário) até agora?”
  • “O que você gosta de fazer quando não está trabalhando”
  • “O que mais estimula você na sua profissão (empresa)?”
  • “Você participou de algum projeto bacana no ano passado?”
  • “Qual é a maior preocupação de seu principal cliente hoje em dia?”
  • “Existe algum profissional que você realmente admire em sua empresa?”
  • “O que você gostaria que seus parceiros de trabalho compreendessem a seu respeito?”

Com um início de conversa confiante, crescem as chances de se iniciar um contato que trará oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Você acha que estas estratégias funcionam? Qual o seu próprio método para iniciar uma conversa profissional?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn