Profissões do Futuro

O Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou a pesquisa Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2015, que teve por objetivo identificar perspectivas e requisitos de formação educacional para carreiras em empresas industriais brasileiras, tendo como horizonte o ano de 2015. Foram ouvidos representantes de 415 empresas em todo o país e analisadas 128 profissões com as melhores chances até o ano em questão.

Um dos itens mais importantes foi a identificação das áreas com os maiores índices de perspectivas profissionais para os próximos anos, dentre as quais destacaram-se o setor de petróleo, petroquímica, meio ambiente, construção civil e engenharia. Engenharia de petróleo está no topo da lista das oportunidades e, em segundo lugar, aparece engenharia ambiental. Entre as atividades de nível superior, os analistas de sistemas também estão bem posicionados.

De acordo com os coordenadores da pesquisa, sua maior contribuição será fornecer aos estudantes, trabalhadores, empresas, instituições de ensino e governos um referencial estratégico para futuros investimentos em Educação e Formação Profissional.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn