Profissionais mais propensos à depressão

Exaustão, acúmulo de estresse e pressão a todo o momento são alguns dos males contemporâneos que podem causar depressão nos profissionais. O quadro se agrava se a profissão escolhida está ligada a características como essas. O site da revista Health listou as 10 profissões que são mais propensas que seus profissionais tenham depressão, ocasionada por estilos de vida incomuns e estressantes. Há certos aspectos que apontam que qualquer trabalho pode contribuir para exacerbar a depressão, mas pessoas que trabalham com cobranças e tensão têm maiores chances de desenvolver a doença do que outros. Confira a lista preparada pelo InfoMoney e descubra se a sua profissão está na lista:

Enfermeiras e cuidadoras de crianças: Esse grupo de profissionais está no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doença. Um dia típico pode incluir alimentação, banho e cuidar de pessoas que são incapazes de expressar gratidão e apreciação, pois estão muito doentes ou muito pequenos para isso. É estressante ver as pessoas doentes e não conseguir motivá-las positivamente.

Garçons: Muitos garçons têm salários baixos e enfrentam jornadas de trabalho cansativas, tendo de lidar com inúmeras pessoas mal-educadas e briguentas. As pessoas podem ser rudes e há grande esforço físico diário.

Assistentes sociais: Lidar com crianças vítimas de abuso ou abandono e famílias à beira de inimagináveis crises e combinar essas situação com muita burocracia pode deixar qualquer profissional estressado. É uma pressão muito grande atribuir ao seu trabalho sentimentos como tristeza, dor, felicidade, culpa.

Profissionais da saúde: Essas carreiras exigem longas e cansativas horas de trabalho e nos mais improváveis horários, tudo com muita atenção e cuidado. Além de atingir o físico, esses profissionais estão constantemente colocados em situações extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas estão em suas mãos, literalmente.

Artistas e escritores: Essas carreiras podem trazer contracheques irregulares, horas incertas e isolamento. Muitos diriam que pessoas criativas são menos tristes, mas pense se as mesmas não conseguem ter inspiração? A depressão é comum para aqueles que trabalham com artes, pois seu estilo de vida contribui para isso.

Professores: Muitos trabalham em mais de uma ou duas escolas e ainda levam trabalho para casa. Em outras situações, eles aprendem a fazer muito com pouco recurso e tempo. Há pressão para dar um bom ensino as crianças e seus pais e escolas cobram do professor o cumprimento de normas e de demandas diferentes.

Profissionais de apoio administrativo: Pessoas dessas áreas, que incluem secretárias e atendentes, sofrem de um caso clássico: alta demanda, baixo comando. Eles estão na linha de frente, recebendo ordens de todas as direções, tanto dos clientes quanto dos patrões. Ainda são normalmente mal-remunerados e se sentem inferiores por não ter poder para fazer além.

Profissionais de manutenção: profissionais de manutenção, como encanadores, pintores, eletricistas, entre outros, são procurados quando algo dá errado. Também têm de trabalhar horas incomuns, pois para atender a demanda, precisam ser rápidos e acessíveis, senão perdem para a concorrência. Além disso, ganham pouco e fazer trabalhos cansativos. E em termos de colegas de trabalho, eles são isolados, o que pode ser um trabalho um tanto solitário.

Consultores financeiros e contabilistas: A maioria das pessoas não gosta de lidar com suas próprias finanças, então imagine lidar com milhares ou até milhões de outras pessoas? Há grande responsabilidade em cuidar de finanças que não são suas e, ainda por cima, o profissional não tem controle do mercado. Nem sempre é culpa dele, mas mesmo assim os clientes perdem dinheiro e eles provavelmente tirarão satisfações pouco educadas com esse profissional.

Fonte: InfoMoney | Imagens: internet

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn