Criatividade e inovação

Quando você pensa em liderança e inovação, que características vêm em mente? A criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs e, apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. Segundo levantamentos, o empresário brasileiro sente a falta de talentos na formação das equipes como um entrave. Entre as necessidades apontadas estão pessoas experientes e criativas.

Einstein já dizia: “Os problemas não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que os criou.” E, para se obter soluções inovadoras, há necessidade de escapar do pensamento convencional. Hoje em dia, a inovação permanente se tornou um dos fatores essenciais para o sucesso e sobrevivência das organizações e a expressão “pensar fora da caixa” é o mantra de muitos profissionais dedicados à criatividade e inovação.

Imagem: internet

A criatividade exige que o profissional esteja aberto à inovação. O estímulo à implementação de novas ideias faz com que as pessoas sintam-se motivadas a apresentarem sugestões.  Se uma mente é capaz de criar, de propor inovações que façam a diferença para o negócio, quando a organização incentiva a integração entre os funcionários e possibilita que as pessoas troquem experiências, o resultado certamente pode surpreender. Não há mais espaço para o individualismo no meio organizacional.

O reconhecimento da criatividade motiva as pessoas a saírem da zona de conforto. Treinamentos e atividades diferenciadas que estejam focadas na lógica do negócio sempre são ótimas alternativas para estimular a criatividade dos profissionais.

Não tenha medo de errar. Não existe resposta certa ou errada. A boa notícia é que todo ser humano tem um potencial criativo guardado dentro de si e que muitas vezes precisa só de um “empurrãozinho” para despertá-lo. Porém, para que os profissionais sintam-se estimulados a apresentarem seu potencial criativo, eles precisam arriscar e não ter medo de errar. E isso só ocorre quando a empresa dá abertura para que seus profissionais apresentem idéias inovadoras. A participação efetiva dos líderes é indispensável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Criatividade e inovação

  1. Excelente matéria.
    Bastante oportuna e acredito eque seja uma das essências para a competitividade da indśutria nacional fornecedora de bens e serviços. Gostaria de receber mais artigos sobre o tema em questão.
    Sds.
    Luiz gustavo.

Deixe uma resposta