Por que não pedir um aumento?

Muitos profissionais deixam de pedir um aumento salarial pelo simples medo de levar um “não”. Se você faz parte desse grupo, aprender algumas estratégias de negociação salarial pode te ajudar a perder o medo. Veja dicas tiradas de uma entrevista feita com Ramit Sethi, escritor do livro I Will Teach You To Be Rich (Vou Ensiná-lo a Ser Rico).

Imagem: Reprodução

O maior erro na negociação salarial
As pessoas não tentam pedir um aumento. E elas inventam várias razões para isso – “A economia é terrível”, “Tenho sorte por ter um trabalho’, “A empresa não tem orçamento esse ano”. Em pesquisa feita por Ramit Sethi com 20 mil pessoas, ele constatou que a maioria das pessoas têm medo de negociar o salário por duas razões: elas nunca aprenderam como, então não sabem o quê dizer, e também têm medo do que irá acontecer se receberem um “não” como resposta.

Como diminuir o medo?
Pratique, pratique e pratique. Primeiro em frente ao espelho. Grave também um vídeo e assista para ver a sua desenvoltura. Depois, chame um amigo ou algum familiar e pratique com ele a melhor forma de negociação. Grave e veja o resultado. “Muitas pessoas acham isso esquisito, mas achar isso esquisito pode levá-las a perder milhões de reais porque não quiseram dedicar algumas horas para negociar”, afirma Sethi.

Homem x Mulher
Os dados mostram que as mulheres negociam muito menos do que os homens. As frases que costumam deixá-las estagnadas são: “Eu acho” ou “Eu não tenho certeza, mas…”. Elas são muito sutis na hora de fazer pressão em uma negociação, então é extremamente importante praticar e desconstruir qualquer tipo de auto-sabotagem verbal ou tiques de linguagem corporal.

Quais são as técnicas?
Sethi conta que depois de fracassar em algumas conversas decidiu gravar um vídeo para ver a sua postura. Ele descobriu que não sorria. Quando ele começou a sorrir, a sorte começou  a mudar. Não sorrir ou usar frases que mostram insegurança não irão te ajudar a alcançar seus objetivos. Nada é mágica, é apenas prática.
.
Fonte: Finanças de Bolso

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn