Outplacement

Cientes de que enfrentar um processo de demissão é difícil para qualquer trabalhador, muitas empresas procuram dar suporte aos seus novos ex-funcionários, fechando ciclos profissionais com oportunidades de recomeço. Exatamente nesse terreno, consultorias oferecem serviços de outplacement, processo cujo objetivo baseia-se na realização do desligamento harmonioso e da recolocação profissional dos colaboradores egressos. Na opinião de muitos profissionais, quem passa pela recolocação com uma assistência especializada conquista um autoconhecimento maior.

O outplacement surgiu nos Estados Unidos há mais de 30 anos como um instrumento para que organizações lidassem com processos de demissão provocados por reestruturações e fusões. A demissão deixou de ser somente uma punição. De lado oposto ao dos headhunters, que trabalham na busca de talentos para as empresas, o profissional de outplacement coloca-se como um aliado dos trabalhadores. Achar um novo emprego, no entanto, corresponde a apenas uma parte do serviço, já que o processo compreende os cuidados da separação e apoio aos dois lados. Há o antes, o dia e o depois.

Previamente, a consultoria que realiza o outplacement realiza workshops com os gestores que precisam demitir, auxiliando-os a conduzir de forma respeitosa os desligamentos. Após a demissão, ela orienta os ex-funcionários na criação de projetos de recolocação, que incluem realização de autoanálise, preparação dos argumentos em entrevistas e identificação do network. A conquista de um novo emprego pode variar de acordo com o perfil do profissional e do momento do mercado. Às vezes, ela acontece em seis meses, às vezes, um pouco mais ou um pouco menos.

Fonte: Estadão

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn