O que motiva os profissionais a cursarem um MBA

O que motiva um profissional a buscar um MBA? Para responder a esta pergunta, o LinkedIn fez um estudo para entender como ocorre o processo de escolha e decisão tanto do curso quanto da instituição. Segundo os resultados, o fator que mais influencia a decisão de continuar a formação é, para 58% dos entrevistados, a necessidade de aprender competências para ser bem sucedido. A aprendizagem vem em seguida, com 41% das respostas, enquanto a questão salarial aparece em terceiro lugar, com 32%.

mba

No Brasil, a pesquisa ouviu, em agosto do ano passado, 764 potenciais alunos de MBA/mestrado e 798 com curso já concluído. O resultado aponta, por exemplo, a significativa influência de amigos e colegas de trabalho (39%) e das redes profissionais (36%) na escolha. Entre os entrevistados, 47% criam pré-seleção antes de procurar as instituições e 82% se matriculam em uma das pré-selecionadas. A média dos participantes inclui apenas três instituições nessa pré-seleção.

Para especialistas ouvidos pelo Estadão, a escolha do curso deve levar em conta o momento e objetivo de carreira. Já com relação à instituição, pode-se dividir em critérios subjetivos como marca da escola que vai emitir o certificado, possibilidade de networking qualificado, conhecimento adquirido e aplicado, metodologia, aumento de empregabilidade e internacionalização. Além, é claro, de critérios objetivos como dias e horários das aulas, localização, preço e condições de pagamento.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta