O que empresas devem avaliar na rede

Não é recente a discussão sobre o fato de muitos recrutadores usarem as redes sociais para avaliar um candidato. Mas até que ponto um perfil na internet pode refletir os requisitos necessárias para um emprego? Um grupo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, resolveu investigar o assunto mais a fundo e publicou um estudo sobre quais características pessoais podem ser identificadas por meio do Facebook.

Para a pesquisa, foram avaliados 175 alunos da universidade, que fizeram testes de personalidade e, paralelamente, tiveram suas contas na rede analisadas. Os estudiosos, então compararam os resultados dos testes com o tipo de conteúdo que cada jovem postava no Facebook. A conclusão final foi de que muitos recrutadores estão cometendo equívocos ao eliminar alguns candidatos a vagas com base somente no que se posta.

Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, os recrutadores não devem vetar de um processo quem posta fotos de festas e bebidas, como muitos costumam agir. Muitas vezes, as empresas olham para fotos de gente bebendo e acham que se trata de alguém irresponsável e indisciplinado. Mas não foi encontrada nenhuma evidência de que isso seja verdadeiro. Este tipo de foto pode indicar que a pessoa é extrovertida, algo que pode ser desejável para trabalhar em algumas áreas.

Em compensação, o estudo aponta que maldizer colegas ou empregadores, tanto os atuais quanto os anteriores, pode significar que o candidato é pouco agradável ou não tem autoconsciência. Comentários preconceituosos também podem limar alguém de uma seleção, de acordo com os estudiosos. Confira na imagem abaixo, publicada pela Folha de S. Paulo, algumas das principais conclusões do estudo da universidade americana.


Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn