O que brasileiros valorizam em um emprego

A percepção de valor que cada profissional dá a um emprego pode variar, afinal, o que é importante para você pode não ser tão essencial para o seu colega de trabalho. Mas de uma forma geral, o que faz as pessoas preferirem uma oportunidade a outra na hora de mudar de emprego – ou permanecer em uma posição, mesmo com possíveis percalços? O LinkedIn fez recentemente um levantamento com trabalhadores de cinco localidades (Austrália, Brasil, EUA, França, Índia e Reino Unido) para tentar desvendar o que eles valorizam em um emprego.

De acordo com a pesquisa, os fatores mais valorizados pelos brasileiros na hora de escolher um emprego são oportunidades de crescimento, com 81% das respostas, salário competitivo, com 68,55%, e benefícios, citados por 58%. A solidez da empresa vem logo atrás, com 56% de respostas. Todos os fatores são bem equilibrados entre homens e mulheres, com exceção de crescimento profissional, que conta mais para as mulheres (85%) do que para os homens (78%). E, dentro do tema benefícios, plano de saúde aparece disparadamente em primeiro lugar, com 63%.

Dos cinco países pesquisados – Austrália, Brasil, Estados Unidos, França e Índia – mais o Reino Unido, o único país que também traz oportunidade de crescimento como primeiro fator é a Índia. Todos os outros têm salário em primeiro lugar.

Segundo a pesquisa, 59% dos brasileiros escolheriam trabalhar em uma empresa de grande porte, com nome reconhecido, contra 35% que preferem empresas médias e 4,5% que gostariam de trabalhar em startups. A preferência dos brasileiros por empresas grandes está vinculada à ideia de estabilidade e ao orgulho de mencionar onde trabalha.

Um outro ponto interessante, questionado pelo LinkedIn, foi sobre o que vale à pena enfrentar para trabalhar em uma empresa líder. Segundo a pesquisa, 80% afirmaram que aguentariam longas distâncias, não se importando com o tempo para chegar ao trabalho; 65,5% concordariam com um salário menor; e 56% não se importariam com escritórios velhos e ultrapassados. No entanto, 67% não tolerariam ambiente de trabalho ruim.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta