O profissional multitasking

Muitos profissionais acreditam que trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo pode ser uma qualidade dentro do ambiente de trabalho, porém o que eles não sabem é que o multitasking (como é chamado o profissional que faz várias coisas simultaneamente) pode ter a qualidade do seu trabalho afetada e sofrer danos à saúde. Segundo Teresa Aubele, autora do livro “Treine seu cérebro para ser feliz”, os profissionais que atendem o celular, atualizam o Facebook, mandam e-mails e trabalham ao mesmo tempo estão mais suscetíveis a cometer erros nas tarefas que realizam.

As pessoas que sobrecarregam o cérebro de tarefas e pensamentos acabam liberando mais adrenalina e aumentando o nível de estresse, o que pode resultar em reações físicas e psicológicas, já que o cérebro se mantém em um estado de hipervigilância. A empresa também pode perder com um profissional multitasking, já que o mesmo pode demorar para aprender coisas novas, está sempre cansado, não produz a longo prazo e não sabe como estabelecer prioridades.

Uma maneira de evitar a perda do rendimento é se desconectar de qualquer aparelho eletrônico enquanto faz coisas importantes, como participar de uma reunião ou falar com o chefe. O uso constante do computador para acessar as redes sociais também deve ser moderado. As empresas devem procurar estabelecer períodos de descanso para que os funcionários possam utilizar a internet ou resolver assuntos particulares durante a jornada de trabalho, já que estas ações podem ocupar grande parte do horário de trabalho de um profissional e devem ser moderadas.

Fonte: Universia

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn