O poder da persuasão

Tanto para convencer o chefe e colegas de trabalho, quanto para mostrar, em uma entrevista, que você é o melhor candidato à vaga, persuasão é uma ferramenta essencial para o sucesso profissional. Chrissy Scivicque, consultora de carreira e criadora do site Eat Your Career, acredita que há três pontos básicos (e aparentemente óbvios) em que deve-se pensar para ser persuasivo no ambiente de trabalho, mas que muitos profissionais não dão a devida importância.

Saber seu posicionamento (e acreditar nele) – Antes de mais nada, pelo que se está lutando? Segundo a consultora, é necessário clareza sobre o que se quer realizar e por que razões, ter em mente seus objetivos específicos. Além disso, é preciso que seja importante para você. Para persuadir alguém, deve-se acreditar que é a coisa certa e, quanto maior confiança for demonstrada, mais convincente será.

Possuir evidências e argumentos para apoiar seu posicionamento – Fatos são difíceis de negar, especialmente quando são comprovados com evidências. Qualquer que seja o posicionamento, é importante estar preparado para apresentar provas concretas que reforcem o argumento. Quanto maior o uso de pontos tangíveis (de fontes confiáveis) para apoiar a idéia, mais razoável ela vai parecer, aumentando a probabilidade de se chegar a um acordo.

Preveja e prepare-se para objeções – Ser proativo é fundamental. Ao invés de simplesmente reagir ao que acontece em volta, é muito mais sábio prever e preparar-se para imprevistos. Não esperar as objeções acontecerem, mas antecipá-las e saber como respondê-las é uma atitude que pode ajudar no sucesso da argumentação. Para isto, é de grande ajuda a reflexão sobre o que pode fazer a pessoa recusar o argumento e como agir para diminuir as preocupações dela em relação ao ponto de vista que se está defendendo. 

Principalmente no que se refere aos superiores no ambiente profissional, nem sempre é fácil se chegar a um acordo, eles precisam ser convencidos. É essencial que se diga como uma idéia irá impactá-los ou, em uma escala maior, como irá impactar a empresa. Refletindo sempre sobre estes aspectos e desenvolvendo mais o argumento a ser apresentado, será bem mais provável que se atinja a meta.

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