O Brasil na mira dos profissionais

O Brasil foi alçado à condição de estrela do mercado mundial, graças ao aquecimento econômico vivido nos últimos anos. O país deixou a condição de patinho feio para se tornar um mercado cobiçado por profissionais estrangeiros e brasileiros alocados no exterior. Enquanto há alguns anos atrás, se um executivo vinha trabalhar aqui, isso significava um downgrade na carreira, agora este cenário mudou.

Os dados oficiais confirmam. De acordo com um balanço do Ministério do Trabalho, a concessão de vistos de trabalho a estrangeiros aumentou 25,9% em 2011. Foram 70.524 profissionais estrangeiros com pedido para trabalhar no país, contra 56.006 no ano anterior. Com a crise na Europa, o balanço de 2012 promete aumentar ainda mais.

Imagem: Internet

Segundo levantamentos, entre os atrativos estariam os salários, privilegiados por um real fortalecido no câmbio, e a oportunidade de trabalhar em projetos inovadores e mundialmente estratégicos, como os das áreas de óleo e gás. O ambiente está propício e a grande aposta feita por especialistas para atrair esses talentos é o pioneirismo de projetos em mobilidade, pré-sal e agronegócios.

Brasileiros que hoje encontram-se fora do país e estrangeiros que dominam a língua portuguesa levam vantagem. Por isso, a MSA está conduzindo um trabalho de mapeamento de profissionais internacionais nestes dois perfis, com o objetivos de suprir a escassez de talentos diferenciados no Brasil. O resultado deste trabalho irá gerar um relatório que será encaminhado aos respondentes e às empresas interessadas em contratar profissionais que têm interesse profissional no Brasil. Acesse aqui o link do formulário para participar do mapeamento, ou repasse o convite a seus contatos profissionais. 

Informações: Blog Emprego

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 thoughts on “O Brasil na mira dos profissionais

  1. Ótima noticia ver o Brasil ser reconhecido como um país de oportunidades e atraindo os profissionais para trabalhar no país. É também um desafio aos profissionais brasileiros para se atualizarem e se capacitarem para enfrentarem essa concorrencia. Esta é a grande oportunidade de crescimento do país, se deixarmos de lado a reserva de mercado para os profissionais brasileiros, e enfrentarmos a concorrencia com competencia e capacitação.

  2. Realmente é compensador ver que o Brasil agora colhe os frutos de duas décadas de investimentos. Fiz uma palestra na área de Cardiologia em Roma e fui bastante assediado, com propostas de pesquisas conjuntas e vários palestrantes internacionais se colocando à disposição para eventos no Brasil. Isso é um termômetro do momento atual do nosso país. Eles estão prestando muita atenção em nós.

Deixe uma resposta