Nós preferimos as sustentáveis

Imagem: Reprodução

Os brasileiros dizem estar atentos aos investimentos das empresas em sustentabilidade. A “Pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa”, produzida pela Nielsen e divulgada pela Época Negócios, apontou que 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis. Estamos atrás da Colômbia (86%) e ao lado de Argentina e Peru, com 74% e 75%, respectivamente. Apesar de um número expressivo, o Brasil ainda está abaixo da média da região – 77% da população da América Latina prefere comprar produtos e serviços de empresas com programas de responsabilidade social.

As empresas mais sustentáveis também são escolhidas para fazer investimentos e negócios70% dos investidores brasileiros preferem confiar suas apostas a companhias que se preocupam com a sustentabilidade. Mas quando se fala em salário, o cenário muda. Apenas 27% da população do Brasil estaria disposta a ganhar menos para trabalhar em uma empresa mais sustentável. Os argentinos apresentam um índice ainda menor, de 24%, e o México, maior, de 31%. Se a proposta dessas empresas sustentáveis não envolver salário, 71% dos brasileiros afirmam que prefeririam trabalhar em uma empresa socialmente responsável. Mas o resultado ainda está abaixo da média da América Latina (73%). No México esse índice é de 73%, enquanto no Chile chega a 75% e na Argentina a 68%.

Imagem: Reprodução

A pesquisa mostra também que 72% dos brasileiros afirmam que a sustentabilidade ambiental deve ser a causa mais importante das empresas. Em segundo lugar, com 70%, está a criação de empregos bem remunerados.

Mas, na prática, a escolha de consumir ou não produtos de empresas sustentáveis pode ser um pouco diferente. Um levantamento feito em 2010 pela pesquisa TNS Research Internacional mostrou que a maioria das pessoas ainda não levava as questões de sustentabilidade em consideração na hora de fazer suas compras.

E você? Prefere comprar produtos de empresas sustentáveis? Preferiria trabalhar em uma empresa responsável, mesmo que o salário fosse menor?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn