Contato Pessoal1

Não esqueça do contato pessoal

Muitos avanços tecnológicos facilitam a comunicação dentro e fora das empresas, a qualquer momento e distância. Mas analisando cases de sucesso do mundo empresarial, existe um tipo de comunicação que jamais foi descartado por essas companhias, é a mais tradicional de todas, porém indispensável: a comunicação face a face.

É nesse tipo de contato que as pessoas reforçam valores como confiança e amizade, além de se aproximarem e se integrarem com o grupo, e isso não vale apenas para a comunicação entre chefes e subordinados, mas principalmente na relação entre pares e também com clientes e fornecedores. Afinal, uma empresa saudável começa com relações de boa qualidade.

Uma pesquisa realizada recentemente por uma empresa internacional de aplicativos para o mundo corporativo buscava compreender como os funcionários se comunicavam e colaboravam entre si e mostrou que o contato olho no olho ainda é considerado o mais importante entre os colegas de trabalho.

Para os entrevistados, o momento mais importante para entrar em contato direto com seus parceiros (subordinados ou não) era na hora de dar boas notícias (69% preferem dar feedbacks positivos pessoalmente enquanto 63% não gostam de dar feedbacks negativos olhando nos olhos dos companheiros). Outro dado relevante foi que 40% dos entrevistados revelaram já ter trabalhado com pessoas em longos projetos sem nunca ter se comunicado com elas pessoalmente, nem mesmo por telefone.

Na prática, basta lembrar que a comunicação face a face, além de efetiva, é barata, pois não necessita de nenhuma tecnologia. Então, se a sua empresa anda esquecendo dessa forma de comunicação, estimule os chefes a incentivarem esse tipo de contato, provendo encontros e reuniões entre as equipes. Isso é importante para que todos conheçam as tarefas, potencialidades, competências e o personalidade de cada um. E não esqueça que tão importante quanto falar é saber escutar, portanto reserve um tempo para escutar as opiniões e relatos dos seus funcionários.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn