Mulheres perdem espaço após recessão nos EUA

Mesmo com as conquistas femininas no mercado de trabalho nos últimos anos, nesta fase de retomada da economia nos Estados Unidos, as mulheres estão perdendo espaço. Segundo o Los Angeles Times, desde 2009, quando terminou a recessão no país, foram gerados 2,6 milhões de postos de trabalho. Deste total, 80% foram preenchidos por homens.

O motivo apontado é o de que eles estão ocupando o setor industrial, que enfrentou um alto número de demissões durante a recessão e é, em sua maior parte, operado por homens. Enquanto isso, o setor público, por exemplo, que é ocupado principalmente por mulheres, continua sendo duramente atingido e o corte de gastos permanece.

Imagem: Los Angeles Times

E não é só isso. Os homens estão ocupando uma fatia maior dos postos de trabalho em áreas como varejo, que normalmente são território prioritariamente feminino. Isso mostra o quanto as coisas mudaram nos últimos anos. Três anos atrás, as mulheres constituíam a maioria das folhas de pagamento no comércio, tal como o fizeram durante a maior parte das últimas três décadas. No entanto, desde 2009, os homens já garantiram uma média de 440 mil empregos no varejo, enquanto as mulheres perderam mais 49 mil posições. Os homens já representam 51% dos 14,75 milhões de empregos no varejo no país.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn