Medo de errar é principal fator de estresse

Em um ano tão desafiador como 2016, com grave crise econômica, mudanças políticas intensas, Olimpíadas – é difícil manter a tranquilidade. De fato, foi um ano estressante para todos, porém você consegue identificar a fonte de seu estresse no ambiente de trabalho? Uma pesquisa recente da empresa Deloitte com mais de 23 mil profissionais levantou alguns dados interessantes.

A situação mais estressante entre os participantes foi descobrir que cometeu um erro, com 82%, seguido de outros, como a carga de trabalho excessiva, múltiplas responsabilidades e situações de urgência. Outro tópico muito citado foram os momentos de conflitos, seja com colegas de trabalho ou clientes. É importante lembrar que nem todos vivenciam o estresse da mesma forma ou intensidade.

medoerrar-estresse

Quanto ao medo de cometer erros, principal resposta dada pelos participantes da pesquisa, especialistas alertam que muito receio pode impedir um profissional de avançar na carreira. Erros acontecem com alguma frequência e uma preocupação saudável para evitá-los até melhora o desempenho profissional – contanto que essa preocupação não substitua a auto-confiança e nem paralise frente aos desafios da carreira.

Superar o medo do fracasso é crucial para se obter sucesso e, para pessoas bem sucedidas e que conseguiram grandes resultados, a falha é percebida apenas como um degrau para se alcançar o êxito. É importante ter expectativas realistas, sabendo que provavelmente o sucesso não chegará logo na primeira tentativa. O que ocorre com muitos profissionais é que, muitas vezes, o medo do erro faz com que eles não tentem sequer uma vez, mantendo-os presos em sua zona de conforto.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta