MBA de escola francesa é considerado o melhor do mundo

Embora Harvard seja a primeira escola de negócios que vem à mente quando pensamos em qualidade de ensino internacional, a universidade não é mais a melhor do mundo. Isto de acordo com o tradicional ranking anual do jornal britânico Financial Times. Segundo a avaliação da publicação, o título agora está nas mãos da Insead, escola francesa fundada há 58 anos em Fontainebleau, cidade próxima a Paris, e que também possui campus em Cingapura e em Abu Dhabi.

Alguns critérios são levados em consideração para chegar à lista, como a qualidade dos professores, a diversidade da equipe e dos alunos e fatores como a progressão de carreira e o aumento salarial dos profissionais após o término do programa. Os alunos que ingressaram na Insead em 2012 recebem hoje um salário médio anual de cerca de 167 mil dólares, ou seja, 96% maior da remuneração de antes do curso. Já o parâmetro de custo-benefício indicou que a instituição ficou na 10ª posição na classificação geral, um resultado bem superior às outras escolas do top 5.

insead

Pela primeira vez no topo do ranking, a Insead se autodenomina como a “escola para o mundo” e seus corpos docente e discente são prova deste conceito globalizado: mais de 90% do quadro de alunos e professores vêm de fora da França. Este é um dos fatores pelos quais a instituição ficou em 5º lugar no quesito de experiência internacional.

Diferente do que acontece nas escolas americanas, que têm programas de MBA que duram dois anos, o curso da Insead tem duração de um ano, modalidade em que é pioneira. É a primeira vez que um MBA neste formato chega à primeira posição da Financial Times e este fator foi, inclusive, determinante para a boa pontuação da escola no ranking.

Apesar do reconhecimento da escola francesa, as americanas continuam dominando as dez primeiras posições da lista. Logo atrás da Insead, vêm Harvard Business School, London Business School, Wharton e Stanford Graduate School of Business. O ranking reúne os 100 melhores programas de MBA oferecidos em tempo integral, após pesquisa com as escolas e com ex-alunos formados há três anos. Ao todo, 157 escolas de 19 países participaram da pesquisa este ano.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn