Mais procura por MBAs na crise

Como você reage a uma crise? Uma das coisas que passam pela cabeça de quem quer ultrapassar uma fase de baixa estabilidade econômica sem grandes mudanças no padrão de vida é  investir em uma melhor preparação e aumentar a performance. Segundo a revista Melhor, muitas empresas e profissionais consolidados em posições gerenciais estão preocupados com o cenário atual do Brasil e, por isso, querem investir em MBAs executivos e estão buscando informações a respeito. A informação foi levantada pelo MBA executivo da University of Pittsburgh no Brasil, que está no país desde 1999.

MSA_Carreira-especialização-MBA

O setor de educação não deixou de ser afetado pela crise, mas mais do que uma redução, nota-se uma mudança no perfil do candidato. O que se percebeu, principalmente no ano passado, é que muitos executivos que não estudavam há tempos começaram a buscar estes cursos para manter-se atualizados, ampliar network, expandir o conhecimento e, principalmente, ter mais ferramentas para enfrentar os desafios de momentos como este.

Especialistas acreditam na importância desta consciência que os profissionais estão tendo para se prepararem melhor para momentos diversos, mas lembram que esse profissional precisa ter como objetivo um aperfeiçoamento contínuo com foco, por exemplo, em liderança, trajetória internacional ou habilidades gerenciais para realizar seus projetos de médio e longo prazos.

No caso de empresas que bancam o curso (ou boa parte dele) para seus funcionários, muitas repensaram o investimento em programas de longo prazo como MBAs, mas, segundo a instituição americana, é notável a visão estratégica de outras que utilizam este investimento como forma de retenção. É extremamente favorável não apenas ter “estrelas” brilhando ainda mais em seus times, mas também iluminando todos ao seu redor. A retenção acontece naturalmente quando a empresa investe nas suas peças chaves, em suas “estrelas” ou “talentos”. São empresas que fazem planejamento de longo prazo e conseguem alocar este recurso como investimento e não custo.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn