Mães mais felizes e saudáveis

Quando uma mulher torna-se mãe, muitas vezes existe o dilema entre cuidar do filho e retomar a vida profissional. Mesmo sem levar em consideração a satisfação que a dedicação integral à criança possa proporcionar, pesquisadores descobriram que trabalhar durante a infância dos filhos é uma boa ideia para as mulheres. Um estudo publicado no Journal of Family Psychology concluiu que esta escolha pode fazer bem à saúde mental e física das mães, embora as mulheres sofram mais de estresse do que os homens.

Durante a fase de levantamento de dados foram entrevistadas cerca de 1.500 mães, de 10 localidades diferentes dos Estados Unidos – 14% eram mães solteiras. O período considerado no estudo foi de 10 anos, com início logo após o nascimento da criança. De acordo com a coordenadora do estudo, em todos os casos os resultados finais favoreceram o trabalho em tempo parcial, frente àquele em tempo integral ou nenhum trabalho. Mas, em muitos casos, a sensação de bem estar da mãe não tinha diferença entre as que trabalhavam meio período e o dia todo.

As mães que trabalhavam em tempo parcial aparentavam ter uma melhor saúde e menos casos de depressão. Mas a saúde geral e apenas sintomas depressivos eram essencialmente iguais entre as que trabalhavam em período integral e as em período parcial. A diferença foi mais evidente, no entanto, em relação à qualidade do tempo com os filhos. Entre as mães que trabalhavam meio período, foram vistos níveis mais altos de sensibilidade para com as crianças. Uma hipótese é a de que o tempo longe dos filhos dava a essas mães um maior apreço pelos momentos em que eles estavam juntos.

De acordo com a pesquisa, o estudo dá indícios de que é necessário um pensamento mais aprofundado sobre fatores como status profissional, flexibilidade de horários, compromissos de trabalho e turnos. Assim, seria ideal que as mães adentrassem ambientes adultos por algumas horas e desfrutassem de alguns níveis de satisfação profissional – além de certa liberdade financeira.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta