Líbia: o maior crescimento de 2012

Qual país deve ostentar neste ano o maior crescimento do globo? Se você pensou na China, errou. Com uma alta do PIB prevista para 122% em 2012, a Líbia deve conquistar este pódio. O resultado é a segunda maior expansão registrada desde 1980, quando se inicia a série histórica do FMI. Quais foram desde então as maiores taxas de crescimento e as maiores retrações experimentadas?

Trípoli, na Líbia. Imagem: internet

A campeã em crescimento foi a Guiné Equatorial. Em 1997, o PIB do pequeno país da costa oeste da África teve alta de 150%. Até a década de 1990, a economia local se resumia à venda de madeira e cacau. Em 1996, no entanto, o país conseguiu atrair uma quantidade notável de investimento estrangeiro ao descobrir petróleo. No ano seguinte, a Guiné Equatorial produziu cerca de 80 mil barris por dia, o que levou ao crescimento espetacular.

Para conquistar taxas tão altas de crescimento do PIB, algo de extraordinário, para o bem ou para o mal, precisa ocorrer. Infelizmente, geralmente são as tragédias que abastecem o ranking dos recordes. No caso da Líbia, os 122% de 2012 ocorrem depois de um ano em que a economia desmoronou, recuando 60%, em meio à guerra civil que destronou o ditador Muammar Kadafi. Com o país em reconstrução e a volta da produção de petróleo, a economia voltou a andar.

Mesmo com crescimento expressivo, a Líbia ainda terá muito trabalho pela frente. Quando o PIB de um país recua 60%, é preciso que ele cresça 150% apenas para restaurar o tamanho da economia. Ou seja, mesmo com a alta de 122%, o PIB líbio continuará menor do que o de 2010.

Fonte: Finanças de Bolso

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn