Jovens tem mais dificuldade de encontrar emprego

Durante um forum realizado no México, foram apresentados os motivos pelos quais os jovens trabalhadores têm enfrentado dificuldades na busca de emprego, as consequências deste cenário e as atitudes mais adequadas para ajudá-los a ter sucesso. Segundo o Canal Executivo, foi apontado que, por terem menos experiências e habilidades que os mais velhos, os jovens se deparam com uma dificuldade maior de acesso ao trabalho.

Existem outros fatores que dificultam o processo, como a falta de informação e networking, especialmente entre jovens de famílias carentes de capital social. Outro ponto é que muitos deles não têm real conhecimento de como é o mercado de trabalho, o que pode refletir negativamente em suas escolhas de carreira, além da falta de conhecimentos relevantes para o ambiente de trabalho. Também são incluídos aspectos como a falta de referência histórica profissional, a relutância de empregadores em investir no treinamento deste público e, especialmente em países em desenvolvimento, em determinadas regiões pode haver escassez de vagas adequadas ao perfil de iniciantes.

Imagem: Reprodução

A taxa de desemprego entre jovens é de duas a quatro vezes maior do que entre adultos. Além disto, em períodos de crise, os jovens são geralmente os primeiros a serem desligados. O estudo afirma que estes aspectos da falta de oportunidade entre jovens podem ter graves consequências. Uma delas usa como referência o estudo The Cost of Exclusion, que revela que homens com menos de 23 anos que vivenciam um período de desemprego durante um ano, ganharão 23% menos que seus colegas 10 anos mais tarde e 16% menos 20 anos depois. Adicionado a isso, o alto índice de uma juventude economicamente frustrada pode contribuir para a instabilidade social.

O desafio relacionado ao desemprego entre jovens se agravou nos países desenvolvidos. Na Espanha, a maioria dos jovens, 51,4%, estava desempregada no final de 2011, índice tão alarmante quanto na Grécia, que tinha taxa de 46,6%. Em Portugal e no Reino Unido os índices foram de 30,7% e 22%, respectivamente. O desemprego entre jovens teve seu pico em 2009, quando havia 75,8 millhões de jovens desempregados.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn