Jovens não confiam no poder público

Com as manifestações que acontecem por todo o país, muita gente anda repensando no papel do governo e da própria sociedade como agente de mudanças sociais. E provavelmente não é novidade para ninguém, mas segundo atuais levantamentos, a confiança no poder público anda bastante abalada. Uma pesquisa realizada pelo Data Popular constata que os jovens brasileiros confiam mais em si próprios do que no Estado para garantir um futuro melhor e acreditam que o voto é um importante instrumento para a mudança social e política.

De acordo com o resultado, entre os indivíduos de 18 a 30 anos, 65% acreditam na participação eleitoral como principal meio para melhorar o país. Em relação à confiança nos poderes públicos, 35% não confiam na presidência, 59% não confiam na Justiça e 75% não confiam nos Parlamentares. Nas questões sobre os principais problemas sociais que o país enfrenta, como saúde, educação e transportes, o governo é apontado como principal responsável em todos eles.

Para conquistar melhores condições de vida, 53% dos jovens brasileiros afirmam dependerem do seu próprio esforço, 31% acreditam que Deus os ajudará, 11% citam a família como principal aliada, 2% citam o governo e 1%, sorte. Foram ouvidas 1.502 pessoas de 100 cidades durante o mês de maio, ou seja, antes das primeiras manifestações populares, que começaram nos últimos dias. Os indivíduos entre 18 e 30 anos representam 33% do total de eleitores no país.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn