Jovem executivo conquista espaço

Qual é a idade certa para se ocupar um cargo de chefia no mundo corporativo? Com ou sem uma resposta certa a este questionamento, cada vez mais as organizações apostam na participação da juventude em cargos de gestão. Profissionais comaté 30 anos chegam a postos de gerência e direção, levando consigo dinamismo às empresas. A falta de experiência, no entanto, aparece como obstáculo aos novatos no comando.

Segundo reportagem do Estadão, a economia aquecida e a falta de pessoal qualificado no mercado facilitaram o acesso de novos talentos a oportunidades de chefia. Muitas empresas não formaram sucessores para cargos de gestão nos últimos anos. Quando contratam um jovem executivo, estão pensando no médio prazo, querem ficar com o profissional por um tempo prolongado. Com a medida, as empresas podem moldar os estreantes ao DNA organizacional.

Vemos uma mudança de paradigmas. Há duas décadas, era esperado que um executivo tivesse anos de experiência. A “cabeça aberta” dos novatos está entre as vantagens competitivas no mercado, especialmente em setores ligados à necessidade de inovação. Já na opinião de alguns especialistas em carreira, o menor custo de mão de obra aparece como atrativo. E, para eles, a falta de trato para lidar com o relacionamento pessoal pode ser o maior problema dos jovens gestores.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn