Início de ano, o momento de tomar decisões

Pra muita gente, o ano só começa para valer depois do Carnaval. Sendo essa premissa verdadeira ou não, todo começo de ano traz certa leveza e promessa de melhorias, com a sensação de renovação. É por isso que muitas empresas aproveitam essa atmosfera para fazer uma análise do que vai bem e do que precisa melhorar e, assim, partir para os aprimoramentos. Os primeiros meses do ano são uma oportunidade importante para a área de RH implantar projetos voltados para o desenvolvimento comportamental, pois as pessoas estão mais abertas ao novo. Por isso, nesta época do ano, mudanças podem ter mais chances de sucesso, acreditam especialistas em carreira.

A motivação dos colaboradores de qualquer empresa é o resultado do esforço para melhorar as lideranças, permitir a autonomia e a criatividade, ter um bom plano de comunicação interna, melhorar a infraestrutura e estimular o desenvolvimento das pessoas. Por isso, acredita-se ser fundamental que as empresas estejam sempre preparadas para estimular o alcance de metas, provendo as ferramentas necessárias para isso.

planejamento-2016.

Ao estruturar um planejamento no início do ano é importante que os colaboradores tenham participação ativa. Para tanto, alguns questionamentos se fazem necessários: que sonhos e que expectativas as pessoas têm para o seu futuro? Estas expectativas, que integram planos pessoais e profissionais, estão alinhadas com a missão e os valores da empresa? As pessoas conhecem os objetivos estratégicos da companhia, para compreenderem para onde elas e a própria empresa estão caminhando? Com que grau de satisfação as pessoas vêm para o trabalho diariamente? Estas são pergunta simples e, às vezes óbvias, mas que fazem a diferença no momento de definir estratégias para ajustes de comportamento.

De acordo com consultores, é papel da empresa desenvolver seus líderes e potencializar as outras pessoas que atuam na organização para que estejam preparadas para liderar a qualquer momento e para que tenham um comportamento empreendedor, pró-ativo, colaborativo e sempre focado nas funções da gestão: planejar, executar e monitorar. A partir disso, torna-se papel de cada funcionário assumir para si a responsabilidade de colaborar com a empresa, buscando os melhores resultados.

Informações: Canal RH

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn