Gentileza gera resultado

O modo como você trata as pessoas à sua volta pode significar muito mais do que um bom coração. Uma pesquisa feita na Universidade Binghamton, nos Estados Unidos, concluiu que mostrar compaixão com os funcionários vale à pena, especialmente quando combinado à definição clara de metas.

De acordo com os estudiosos, ser benevolente é importante porque pode mudar a percepção das pessoas em relação aos seus líderes. Se a pessoa sente que seu chefe realmente se importa com ela, isso pode impactar na forma como o trabalho é feito.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram mil membros do exército de Taiwan e cerca de 200 adultos que trabalham em tempo integral nos Estados Unidos. A análise envolveu o desempenho dos subordinados de acordo com três tipos de liderança: autoritária, benevolente e paternalista clássica (que mescla autoritarismo e benevolência, com foco no cumprimento das tarefas e no bem-estar ao mesmo tempo).

Segundo os pesquisadores, a liderança autoritária quase sempre gerou resultados negativos no desempenho do trabalho, enquanto que a liderança benevolente quase sempre mostrou impactos positivos. Ainda de acordo com o estudo, a liderança clássica, que combina as duas formas, teve resultado ainda mais positivo que o estilo de gestão benevolente. Tudo indica que demonstrar apoio pessoal aos funcionários é parte crítica na relação entre líder e liderado. Ao mesmo tempo que é importante estabelecer estrutura e expectativas, desenvolver laços sociais com os funcionários pode ser um fator poderoso para o bom desempenho do trabalho.

Os resultados foram consistentes nos dois universos pesquisados, apesar de apresentarem características bem diferentes. A consistência nos resultados em diferentes culturas e tipos distintos de trabalho sugere que a eficiência da liderança clássica é mais ampla do que se pensava. Subordinados e funcionários não são ferramentas ou máquinas que você pode simplesmente usar, mas seres humanos que merecem ser tratados com respeito.

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