Funcionários penalizados por obesidade

Todos sabem que o excesso de peso pode causar danos à saúde. Mas e quando os quilos a mais também prejudicam a sua carreira? Algumas empresas dos Estados Unidos começaram a penalizar funcionários que estão fora de forma. A explicação é que a possibilidade de eles aumentarem os gastos com planos de saúde é maior do que se estivessem forma, segundo reportagem do “Wall Street Journal”.

A penalização, na verdade, é uma redução de um crédito que os funcionários ganham para pagar o plano de saúde. Quem está em forma ganha mais e, quem tem índices de obesidade abdominal e pressão alta acima da média.

Imagem: internet

A ideia dos empregadores é que para reduzir os custos de saúde é preciso mudar os hábitos dos empregados. Eles partem do pressuposto que as pessoas se sentem mais estimuladas por uma perda financeira –como uma multa– do que um ganho, como um prêmio ou um bônus.

Penalizar funcionários que não cuidam da saúde é uma tendência entre as empresas: uma pesquisa recente aponta que seis em cada dez empregadores pensam nisso. O gasto anual médio das empresas com a saúde dos funcionários é U$ 12.136 (cerca de R$ 24.029)l por funcionário.

Segundo o “Wall Street Journal”, 20% dos funcionários de uma empresa são responsáveis por 80% dos custos com saúde. E a maior parte desses custos é ligada a doenças causadas pelo estilo de vida, como excesso de alimentação ou vida sedentária.

Entidades de defesa dos direitos trabalhistas argumentam que trata-se de discriminação legal. Para elas, as penalidades são essencialmente cortes salariais com outro nome. Para alguns especialistas, cortar pagamentos por causa da forma física é injusto, pois o critério deveria ser o desempenho do trabalhador. E você, acha que o funcionário deve ser descontado por este motivo?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn