Executivos na linha de frente

Durante a crise financeira, muitas mudanças puderam ser percebidas na forma de gestão das empresas. Uma delas, segundo pesquisa de uma consultoria de gestão, é o fato de que a pressão por resultados neste cenário exige que profissionais do alto escalão se aproximem mais das equipes e dediquem a maior parte do tempo à execução, para garantir entregas financeiras.

Citada por 78% dos entrevistados, a busca pelo equilíbrio entre curto e longo prazo é um dos pontos que mais impacta a tomada de decisão dos executivos. O estudo falou com 106 profissionais de alto escalão, a maior parte CEOs e vice-presidentes, de organizações brasileiras e multinacionais de grande e médio porte.

linha de frente

Segundo o estudo, isso se manifesta de forma distinta em empresas multinacionais, onde os executivos são pressionados pela matriz a entregar resultados, e em grupos brasileiros, onde há um entendimento maior dos desafios do país, mas a pressão está presente pela proximidade com o conselho de administração. Em todos os casos, há a necessidade de entregar resultados de curto prazo para garantir a sustentabilidade de iniciativas de longo prazo.

Esse contexto está obrigando os líderes a dedicarem a maior parte de seu tempo à execução, aproximando-se das equipes e focando a busca por resultados financeiros. Aumentou para 37%, contra 28% no ano passado, a quantidade de executivos que dizem estar mais próximos do time, enquanto caiu de 29% para 4% os que reportam ter entre as prioridades da liderança “fomentar autonomia com monitoramento”.

O fato de que muitos líderes agora estão atuando na linha de frente com a equipe e fazendo acontecer tem um lado bom, que é uma maior participação e um olhar mais próximo do cliente. O lado ruim é a microgestão, a perda da oportunidade para que a equipe resolva problemas e tome decisões.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn