Excesso de especialização

Em todas as áreas, há cada vez mais opções de cursos, livros, palestras e atividades voltadas para o enriquecimento do currículo. Começando pela graduação, a vida profissional prossegue para a pós-graduação, cursos de línguas, extensão, atualização e, nos cada vez mais comuns, mestrado e doutorado. Segundo Fábio Zugman, autor de livros como “Criatividade sem Segredos” e “Empreendedores Esquecidos”, se por um lado a especialização proporciona boas oportunidades, por outro lado é preciso tomar muito cuidado.

Na prática, vemos muitos profissionais se especializando continuamente, sem pensar criticamente no valor real que essas atividades agregam em sua prática profissional. Segundo o autor, é comum encontrarmos profissionais em “piloto automático”, circulando continuamente por cursos e seminários na esperança de se tornar um profissional de sucesso. O problema é que não é só o foco nas habilidades técnicas que forma um bom profissional. O profissional que está sempre se perguntando o que o mercado quer e se atualizando pode até possuir uma dianteira perante seus concorrentes acomodados, mas ainda assim, se tudo que a pessoa faz é pensando no que o mercado exige, o tiro pode sair pela culatra.

Imagem: Reprodução

O primeiro motivo é que nem sempre toda especialização é remunerada. Alguém que faz um curso pensando em uma remuneração ou melhora de situação imediata pode estar se iludindo – diz Zugman. O segundo motivo é que o profissional que só foca no que o mundo espera dele pode acabar se perdendo no processo – O mundo hoje oferece muitas opções, um profissional motivado apenas pelo mundo exterior pode sentir que está sempre ficando para trás, já que nunca conseguirá acompanhar todas as novidades e opções de aprendizado.

Em terceiro lugar, muitos profissionais exageram no foco em relação às habilidades específicas, e acabam se tornando “bitolados”. É sempre bom variar. Você pode se atualizar em sua área, mas que tal estudar um pouco de filosofia, conhecer pessoas diferentes e adquirir uma habilidade nova, não relacionada com a sua profissão? Segundo o autor, habilidades variadas e novas experiências tornam o profissional mais criativo, flexível e melhora o desempenho em lidar com situações inesperadas.

Fonte: Canal Executivo

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn