Estresse pós-descanso

Após algumas semanas de sol, praia, descanso, sombra e água fresca e, principalmente, o Carnaval, a volta ao trabalho. Para alguns profissionais, voltar a trabalhar depois das férias pode ser tenso e estressante, já que a velha rotina se avizinha novamente. Pilhas de papel, caixa de entrada de e-mails abarrotada, muito trabalho acumulado durante o período de ausência e a obrigação de ter que colocar tudo em dia são fatores que ameaçam a zona de conforto criada durante as férias e tiram o descanso de muitos, mesmo antes de se findarem os dias de folga.

Em alguns casos, profissionais podem sofrer sintomas físicos e psicológicos relacionados à depressão. Recentemente, o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Tratamento de Stress (Isma) divulgou pesquisa com estimativa de que 23% dos brasileiros dizem sofrer desse mal. E aqueles que tiram férias por 30 dias corridos são os mais afetados. “Uma pessoa que não aproveita as férias e continua ligada nos afazeres, atendendo telefonemas e respondendo e-mails, sofre uma sobrecarga que pode acarretar problemas como alterações de humor, irritabilidade, depressão, dores de cabeça constantes, gastrites e mal estar, que formam o quadro de estresse“, afirmam especialistas da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Segundo o órgão, para evitar esse tipo de ansiedade na volta das férias, é preciso aproveitá-las intensamente, do início ao fim.

woman-work-getty

Os responsáveis pelo levantamento acreditam que é normal que, nos últimos dias de férias, os problemas voltem a nos preocupar e a tomar conta dos nossos pensamentos. Por isso, é importante que, mesmo de volta ao ritmo de trabalho ou de estudos, o profissional procure manter algumas das atividades que gosta. Uma boa dica para manter o equilíbrio e bem-estar permanentes é separar algum tempo para o lazer, para programas agradáveis junto de familiares ou amigos e, sobretudo, relaxar. Foi destacada também a importância de manter uma atitude otimista em relação à volta ao trabalho. É preciso ver as coisas sob uma perspectiva mais positiva, principalmente se tudo foi deixado em ordem ao sair de férias.

É importante lembrar ainda que as férias são fundamentais para favorecer o repouso do corpo e da mente, após um ano inteiro de intenso trabalho. A falta do descanso e a preocupação com o que foi deixado podem prejudicar não só o indivíduo, como também os seus familiares e pessoas ao redor, além do próprio rendimento profissional.

Informações: Administradores

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn