Empresa de tendências imagina profissões de 2025

Já parou para pensar em como será o mercado de trabalho daqui a alguns anos? Imaginar os empregos e formas de trabalho que existirão daqui a um médio prazo pode ser uma viagem, mas tem gente que já está analisando o assunto e procurando fazer previsões para o futuro. Acredita-se que as novas tecnologias irão revolucionar o mercado e a Sparks & Honey, empresa de tendência de Nova York, levou a reflexão a sério. Em seu escritório, os funcionários podem usar uma parede para escrever futuras profissões que eles imaginam que existirão em 2025.

Imagem: internet

O site FastCo.Exist publicou oito destas ideias, com o relato do CEO da companhia, Terry Young. Confira:

– Gerente de Morte Digital
“Life-logging” será um modo de vida, afetando a forma que gravamos e lembramos do que fazemos. Young prevê que alguém terá o papel de transformar o material do life-logged em histórias. Isso pode ser útil durante a nossa vida (para fins pessoais), mas também na morte. “Hoje, isso acontece apenas com pessoas importantes. Andy Warhol tem uma fundação, e assim por diante. Nós estamos imaginando que isso vai escada abaixo para outras pessoas que querem moldar o que significa que o seu legado”, diz Young.

– Conselheiro de Desescolaridade
O conceito de educação como uma caixa-relógio de 4 anos vai acabar. O futuro será mais diversificado. As pessoas vão se conectar por um tempo à escolaridade, aqui e ali, um mês e agora novamente, e os conselheiros de não-escolarização irão guiá-los por todo o caminho. “Nós estamos vendo a evolução do conselheiro tradicional para alguém que fará esses cortes na vida escolar das pessoas”, diz currículos, o que mais pode vir aí!?

– Explorador de Poltrona
Máquinas estarão ligadas, produzindo toneladas de dados sobre o seu desempenho e os arredores. A tecnologia de comunicações que tem sido cara no passado (como satélites) será amplamente acessível. Isto irá criar oportunidades para “exploradores de poltrona” que vão viajar o mundo, verificando sistemas, edifícios e lugares difíceis de alcançar. Vamos precisar de pessoas para romper o nevoeiro, e nos dar uma imagem clara.

– Impressor 3D
Hoje, quando o trabalhador braçal corrige algo, ele geralmente tem que encomendar uma peça de reposição da China. Um dia, ele poderá imprimi-la direito em seu quintal. Digamos que você precisa substituir o tubo em sua pia.
Por que esperar a coisa toda vir de fora do país, quando isso pode ser impresso na sua casa? Afinal, nós já temos chuveiros impressos em 3D.

– Balanceador Microbiológico
Do seu intestino para a sua boca, o mundo microbiológico é grande foco de pesquisa atual. Young vê um trabalho para um “balanceador microbiológico”, que alinhará suas bactérias: “Eles vão entender como ler seu genoma, seu intestino e suas bactérias da boca e deixa-lo mais equilibrado em uma casa, na escola ou nível individual . Eles são o equivalente à pessoa que faz o Feng Shui do seu apartamento. “

– Desorganizador Corporativo
As grandes empresas querem ser mais como startups, vendo a inovação como vital para os lucros futuros. Young diz que eles querem “desorganizar corporações”, podendo introduzir um pouco de “caos organizado”. Young diz: “O disruptor irá aproveitar os novos sistemas de economia colaborativa, criando maior fragmentação e ecossistema mais distribuído.”

– Especialista em Desintoxicação Digital
A “sobrecarga” digital se tornará ainda mais esmagadora. Isso vai abrir o caminho para as pessoas que podem ajudar a levar uma vida menos centradas em dados, ou pelo menos encontrar um equilíbrio melhor. Em alguns casos, eles vão organizar centros de reabilitação digitais.

– Pastor Urbano
Com as cidades ficando mais verdes, nós vamos precisar “pastores urbanos” para cuidar da nova infra-estrutura. “Você precisa de alguém para cuidar das colmeias urbanas, alguém que vá se certificar que sua compostagem está se configurado corretamente, e alguém que vá saber como cuidar dos jardins verticais”, diz Young.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn