É possível empreender depois dos 40?

A imagem do empresário que chega inovando é frequentemente aquela do garoto que tem tipicamente 20 anos de idade. Apesar disso, aproximadamente metade dos novos empreendedores que surgiram no ano passado nos Estados Unidos tinha 45 anos ou mais, de acordo com a Fundação Ewing Marion Kauffman, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao empreendimento e à educação.

Alguns empreendedores em seus 40 anos, 50 anos ou mais dizem que frequentemente têm que lidar com preconceito contra os mais velhos quando se relacionam com investidores, clientes e colegas. Mas será que é verdade que empreendedores mais velhos têm mais dificuldade de ter sucesso na hora de desenvolver novas empresas? E o que eles podem fazer, se é que podem fazer alguma coisa, quando se deparam com desconfiança ou comentários sarcásticos sobre suas idades?

empreendedor-1

Imagem: internet

O blog The Accelerators, do The Wall Street Journal, discutiu a questão e chegou à conclusão de que empresários e executivos mais velhos e mais experientes podem sentir dificuldade em atrair investidores, especialmente em indústrias inovadoras. O raciocínio é que os jovens compensam a falta de experiência empresarial com a maestria no novo mundo da tecnologia. Isso não significa que empresários mais velhos e mais experientes estejam fora do jogo.

Embora o visionário jovem e inexperiente possa ser mais propenso a desenvolver ideias que terão um crescimento explosivo, os vencedores mais constantes são fundadores maduros que usam suas experiências anteriores e seus conhecimentos da indústria para construir empresas estáveis e bem administradas que geram receita e lucro.

O fato é que você nunca fica velho demais para inovar. Garotos prodígios que são glorificados, como Mark Zuckerberg, Steve Jobs e Bill Gates, só alcançaram sucesso com a ajuda de executivos mais velhos e mais experientes. Grandes ideias sozinhas não levam a tecnologias inovadoras ou empresas de sucesso. Ideias são apenas o primeiro passo. O valor está na tradução das ideias em invenção, e a invenção em um empreendimento de sucesso.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn