Driblando os efeitos da crise nos salários

Em tempos de crise e de encolhimento da economia, as coisas não estão nada fáceis no mundo corporativo. Enquanto as empresas precisam enxugar o orçamento – e ao mesmo tempo manter seus funcionários motivados, a inflação tem corroído o poder de compra dos salários, encurralando as famílias brasileiras.

Com este cenário, e com pouca perspectiva de melhora em 2016, muitas empresas têm buscado alternativas para potencializar o salário dos colaboradores e ajudá-los a driblar as barreiras ao poder de consumo. A preocupação em manter a saúde financeira do colaborador começa cada vez mais a fazer parte da rotina do RH.

dinheiro_calculadora-

A Revista Melhor ouviu o empresário Antônio Bigaton, que listou dicas para isso, mostrando que a criatividade é a melhor saída para fazer o salário dos funcionários render e, consequentemente, fazer girar a economia.

Já que aumentar os salários não é uma opção viável para muitas empresas no momento, a primeira sugestão é uma maneira barata de fazer os profissionais economizarem. A ideia é filiar a empresa e os funcionários a um grêmio virtual ou clube que vantagens, que vai buscar parcerias com descontos em academias, restaurantes, faculdades, escolas de idiomas, etc.

Outra ideia é a de realizar bazares para o dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Natal, entre outras datas comemorativas, trazendo benefícios para dentro da companhia. Trata-se de uma maneira de melhorar o clima organizacional e ajudar no poder de compra dos colaboradores. Trazer parceiros para oferecer produtos e serviços com descontos pode ser uma forma de agregar não só comodidade, mas também praticidade e economia.

Em momentos de crise, investir no futuro é uma ótima forma de garantir que as coisas irão melhorar. Por isso, é uma boa ideia investir na educação e capacitação dos funcionários. Segundo Brigaton, quando promover aumentos é algo fora de cogitação, ajudar os colaboradores a estudar pode ser uma boa saída.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn