Dívidas afetam produtividade

Você mantém suas contas sempre em dia? Apesar do assunto ser de cunho pessoal, empresas estão preocupadas com uma parcela grande de trabalhadores que não consegue ter controle sobre suas finanças. Muitas delas oferecem programas de educação financeira compostos por palestras, consultas personalizadas com especialistas e cursos. O objetivo é evitar que as dívidas abalem o sono, a tranquilidade do trabalhador e, consequentemente, tragam reflexos negativos para a sua produtividade.

Imagem: internet

Estudos embasam essa preocupação. Uma pesquisa recente apontou que problemas relacionados ao descontrole financeiro estão diretamente ligados à ausência de funcionários no trabalho em 58% das empresas do mundo. Além disso, segundo o estudo, em 78% das companhias sondadas o excesso de dívidas abala negativamente a produtividade diária dos funcionários. Os dados foram levantados em nove países diferentes e não envolvem o Brasil.

Entretanto, segundo consultores de recursos humanos, o resultado também reflete o que ocorre nas organizações por aqui.“Estressados por conta das dívidas, esses trabalhadores perdem o foco no trabalho, começam a pedir empréstimos para a empresa e a exercer pressão por aumentos no salário e nos benefícios, mesmo que isso não esteja em alinhamento com as políticas de remuneração da empresa”, afirmou a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Saad, para o Estadão.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn