Direito de se desconectar

Nos momentos de folga, é importante se desligar do trabalho, certo? Mas nem sempre isso ocorre e inúmeras pesquisas comprovam o que vemos na prática no dia a dia: profissionais dificilmente deixam de, pelo menos, checar seus e-mails quando estão escritório.

É assim em praticamente todo lugar, mas na França uma medida foi tomada para que colaboradores não fiquem conectados full time, dando fim a este tipo de “hora extra”. Desde o primeiro dia de 2017, os funcionários franceses têm direito de ignorar mensagens de trabalho no horário de folga. A nova lei foi, inclusive, apelidada de “direito de se desconectar”.

email-folga

A regra vale para empresas com mais de 50 funcionários, que serão, agora, obrigadas a elaborar uma carta de boa conduta definindo os horários fora da jornada de trabalho, quando os colaboradores não deveriam trocar e-mails profissionais. Estes horários são, normalmente, o período noturno e fins de semana.

Para quem defende a nova regra, os profissionais não estão recebendo um pagamento justo por estas horas extras em que ficam conectados. Afirma-se que a prática aumenta o risco de o funcionário sofrer de estresse, Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental), problemas do sono e dificuldades nos relacionamentos.

Você acha que a nova regra francesa pode prejudicar a produtividade ou pelo contrário, já que é válida para garantir o bem-estar dos funcionários? Se a medida fosse aplicada no Brasil, ela seria respeitada? Por ora, o que vale é o bom senso ao responder a uma mensagem de trabalho fora do horário de expediente.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn