Diploma: pré-requisito ou um “algo a mais”?

Houve um tempo em que, para se conquistar um emprego estável – e, consequentemente, sucesso na carreira – o fator mais imprescindível era possuir um diploma. Hoje, tudo mudou. Apenas o fato de ter concluído a faculdade não garante a colocação dos sonhos e até mesmo um emprego estável não é sinônimo de realização para muita gente.

Enquanto muitas pessoas acreditam que o diploma é apenas um dos muitos pré-requisitos básicos para se entrar no mercado, há uma corrente que defende que nem mesmo ele é importante perante várias outras características esperadas dos profissionais competentes. A Forbes mostrou um bom exemplo disso, ao falar de Folorunsho Alakija, a mulher mais rica da Nigéria. Ela revelou, durante a cerimônia do Dia Internacional dos Jovens da ONU, na Universidade de Lagos, que não frequentou uma universidade.

Folorunsho Alakija

Imagem: internet

Para a milionária, que é dona de uma fortuna estimada em 5,8 bilhões de reais, a educação formal não é determinante para obter sucesso na vida. Folorunsho explicou aos alunos que participaram do evento que, apesar de um diploma melhorar significativamente as perspectivas de carreira, os fatores mais importantes que contribuíram para seu sucesso foram a persistência e o trabalho duro.

“Eu tenho 63 anos e ainda quero fazer muitas coisas. Então qual é a sua desculpa? Eu nunca frequentei uma universidade e tenho orgulho de dizer isso, porque acredito que não tenha feito nenhum mal. Você não tem de ter uma educação universitária para ser capaz de ter sucesso, então, conte esta etapa como um “algo a mais” em sua vida”, afirmou a empresária.

Você concorda com ela?

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

9 thoughts on “Diploma: pré-requisito ou um “algo a mais”?

  1. Não concordo .
    Ser bilionario na Nigéria não serve de parâmetro pra ninguém .
    No Brasil mesmo tivemos um imbecil de pai e mãe que se tornou
    Presidente do pais e hj é milionário juntamente com
    O fenômeno do seu filhinho . Ficar rico com a pobreza e extremamente fácil
    tanto aqui como na Nigéria . Queria ver ela ser rica na Europa , EUA ou Japão .
    Tenho muito orgulho do meu diploma e da minha educação .
    Não tem dinheiro no mundo q pague isso.
    Ignorância e falta de estudos não é sinônimo de sucesso.
    Resta saber oq essas pessoas fizeram para enriquecerem tanto.
    Com certeza muitas mutretas e práticas repulsivas foram cometidas.
    Precisamos acabar com essa apologia da ignorância e falta de estudo e educação .
    Pra mim será sempre uma pessoa de 5 categoria.
    Nigéria ? Onde fica isso ?

    1. Marcus Boller,
      me senti obrigado a responder este comentário.

      Ser bilionário em qualquer lugar do mundo pode servir de parâmetro. O importante é sabermos como isto ocorreu e quais os méritos da pessoa.
      Em momento algum ela disse ser contra a educação formal. Ela acredita que a educação formal NÃO É DETERMINANTE, ou seja, só ter um diploma não significa que você terá sucesso.

      A propósito, ignorância é falta de informação sobre determinado assunto. Por exemplo, você pode ser especialista em Macroeconomia e ignorante em Física Nuclear.

      Fiquei desapontado com o rancor crescente em seu comentário. Você sabe, ou procurou se informar, qual a formação da Sra. Folorunsho Alakija? Jogar ao vento comentários como “…Com certeza muitas mutretas e práticas repulsivas foram cometidas. …” é de uma leviandade impressionante.

      Ela não fez apologia da ignorância como nosso ex-presidente, quando afirmou que não gostava de ler. Ao contrário, ela disse “…apesar de um diploma melhorar significativamente as perspectivas de carreira…”.

      Finalizando, se ela é uma pessoa de 5ª categoria, de que categoria será um bacharel de um país corrupto, emergente, que se rebaixa ao escrever o seguinte texto: “Nigéria? Onde fica isso?”. Ou será que ele acredita realmente que hoje podemos falar que o Brasil é muito melhor que a Nigéria?

      1. Não dá nem pra comentar a sua resposta ….
        Comparar o Brasil com essa tal de Nigéria é simplesmente TOSCO !!!
        Rasgue seu diploma se tiver e vá morar e ser rico na Nigéria …
        Att
        p.s- Não apenas Bacharel , sou formado pela PUC-RJ ..e com pós na FGV …. tem isso na Nigéria ? vai pra lá vc ….
        Se a carapuça serviu não é problema meu …. faça por merecer e não pegar carona em terceiros …

  2. Concordo com todas as sua palavras, pois eu sou prova viva, pois eu mesmo tenho vários cursos tanto na área de segurança como em construção civil e licitações e contratos e duas pós graduação, uma em direito do trabalho e uma em gestão em segurança pública e privada e não consigo oportunidade de trabalho.
    hoje em dia se você não tiver o famoso quem indique, pode esquecer, pois mesmo tendo vários cursos más se não tiver um padrinho, nada adiantou os cursos para prova para si mesmo que você e capaz de assumir um bom cargo …
    outro dia fui numa entrevista quando o rapaz do RH viu meu curricular, logo me desclassificou indagando que se chegasse este nas mão do chefe geral eu iria ocupar a sua vaga,eu acho que esse sim e um mal funcionário… que talvez está ali por peixada, não por merecimento e procissionalismo…
    agradeço o desabafo…
    obrigado.

  3. Apenas diploma não é o bastante. É importante, como afirmou a Sra. Folorunsho Alakija, trabalho duro e perseverança. Também necessário acreditar no que faz, pró atividade, saber identificar oportunidades e como aproveita-las. Ser uma fonte de soluções e ter relevante espirito empreendedor. Estou, aqui, traçando um perfil resumido de um bem sucedido.

Deixe uma resposta