Diploma: pré-requisito ou um “algo a mais”?

Houve um tempo em que, para se conquistar um emprego estável – e, consequentemente, sucesso na carreira – o fator mais imprescindível era possuir um diploma. Hoje, tudo mudou. Apenas o fato de ter concluído a faculdade não garante a colocação dos sonhos e até mesmo um emprego estável não é sinônimo de realização para muita gente.

Enquanto muitas pessoas acreditam que o diploma é apenas um dos muitos pré-requisitos básicos para se entrar no mercado, há uma corrente que defende que nem mesmo ele é importante perante várias outras características esperadas dos profissionais competentes. A Forbes mostrou um bom exemplo disso, ao falar de Folorunsho Alakija, a mulher mais rica da Nigéria. Ela revelou, durante a cerimônia do Dia Internacional dos Jovens da ONU, na Universidade de Lagos, que não frequentou uma universidade.

Folorunsho Alakija

Imagem: internet

Para a milionária, que é dona de uma fortuna estimada em 5,8 bilhões de reais, a educação formal não é determinante para obter sucesso na vida. Folorunsho explicou aos alunos que participaram do evento que, apesar de um diploma melhorar significativamente as perspectivas de carreira, os fatores mais importantes que contribuíram para seu sucesso foram a persistência e o trabalho duro.

“Eu tenho 63 anos e ainda quero fazer muitas coisas. Então qual é a sua desculpa? Eu nunca frequentei uma universidade e tenho orgulho de dizer isso, porque acredito que não tenha feito nenhum mal. Você não tem de ter uma educação universitária para ser capaz de ter sucesso, então, conte esta etapa como um “algo a mais” em sua vida”, afirmou a empresária.

Você concorda com ela?
 
 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn