Desafios em um novo emprego

Já desafiador, o processo de adaptação de um profissional a uma nova empresa se torna ainda mais complexo durante um período de crise em que a pressão por resultados é maior e mais forte. Segundo um levantamento realizado no Brasil, entender a cultura da nova organização é a maior dificuldade que os executivos sentem nesse momento.

Foram entrevistados 120 gerentes, diretores e presidentes brasileiros que passaram por uma movimentação de emprego há pelo menos três meses e, no máximo, um ano. A grande maioria (95%) apontou que os primeiros meses em uma nova função são desafiantes, e o aspecto mais complexo, na opinião de 66%, é compreender e se adaptar à cultura da empresa. Este desafio se agrava na crise porque o executivo, no geral, começa na nova empresa com demandas imediatas. O profissional já entra com um ritmo alucinado e se esquece de fazer essa leitura. Ele acaba esbarrando na cultura da empresa e não é tão bem-sucedido quanto poderia ser.

NEW-JOB

O segundo desafio mais citado pelos executivos (50%) foi o mapeamento do processo de tomada de decisão, como as relações de poder no topo da organização, e o nível de autonomia na nova empresa. Para a pesquisa, estas questões também são influenciadas pela cultura da companhia e exigem um “esforço diplomático”. Domínio do negócio e do mercado, alinhamento do próprio estilo de liderança ao que é valorizado na empresa e o relacionamento com a equipe e clientes também foram desafios mencionados pelos entrevistados.

Uma recomendação dos especialistas responsáveis pelo estudo para as empresas é oferecer aos novatos o apoio de profissionais da própria companhia ou de coachs externos durante o processo de adaptação. Os primeiros 90 dias são cruciais e é importante ter ajuda para mapear os principais stakeholders. A maioria dos respondentes da pesquisa (76%) afirma receber apoio de superiores. Apenas 22% das companhias, contudo, oferecem coaching externo.

Fonte: Valor Econômico

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn