Curso superior eleva salário em 156% no Brasil

No Brasil, quem tem curso superior pode elevar salário em 156%. Esta é a principal conclusão do Education at a Glance, relatório anual de educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), publicado hoje pelo jornal O Globo. O índice brasileiro supera os de 31 países desenvolvidos que integram a organização. Mesmo assim, a variação nos salários de acordo com o nível de ensino, em todos os países pesquisados, é muito grande. Nos países que mostraram a taxa menor de variação, como a Nova Zelândia, onde pessoas com nível superior ganham apenas 18% a mais, a ameaça é de que a educação superior passe a ser vista como investimento de risco.

Segundo a reportagem, retorno salarial brasileiro é excepcional. A diferença é que, nos países muito desenvolvidos, a crise econômica é maior, a qualificação é melhor, a demanda por pessoas qualificadas é menor. Já no Brasil, com a economia aquecida e em expansão, e com o baixo nível de qualificação, a demanda é maior.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Curso superior eleva salário em 156% no Brasil

  1. É bom frisar as palavras do texto, “pode elevar salário”. Digo isto porque tenho visto uma grande quantidade de proffissionais se formando em faculdades; estes alimentam a ilusão de que o mercado remunerará o esforco da graduacao. O que em muitos casos nao acontece. como resultado se tem um profissional frustrado e desmotivado, ou seja, o efeito contrario que se esperaria.

Deixe uma resposta