Cuidados no Facebook

Todo mundo já leu sobre pessoas que foram demitidas por causa do que postaram no Facebook e isto deixa claro que não se deve deixar de ter atenção às atitudes nas redes sociais. A verdade é que, com o crescimento gigantesco das redes, todas as atenções acabam voltadas para elas. É sabido que recrutadores já não ficam para trás na busca de referências sobre um determinado candidato na internet e, por isso, muitas pessoas tentam ser discretas e reservadas no ambiente virtual. No entanto, esquecem de pequenas atitudes que podem deixar escapar alguns detalhes que podem, sem querer, deixar transparecer informações não pretendidas. A Exame ensina alguns cuidados que você deve ter para não mostrar mais do que gostaria:

Tudo o que se curte aparece na própria Timeline, como, por exemplo, aquele status que o amigo posta religiosamente dizendo “finalmente sexta feira chegou” ou “quanto tempo para às 18h?”. Por isso, é importante evitar curtir esse tipo de post. O chefe e os colegas não deveriam ver isso.

Adicionar algumas pessoas como amigas e recusar outras, principalmente se forem da sua empresa, pode gerar muita fofoca no escritório, principalmente se você for o chefe.

As pessoas podem projetar o que pensam sobre uma religião ou um político em você. Para isso não acontecer, pense bem antes de seguir determinadas páginas, curtir e compartilhar o conteúdo delas. Este é o tipo de atividade no Facebook que até quem não possui qualquer relação com você na rede social pode ver.

Você tomou o cuidado de não colocar o ano de nascimento no Facebook porque não quer ser julgado como “muito novo” ou “muito velho”, ou porque simplesmente não quer divulgar essa informação. Mas de nada adianta esconder os quatro dígitos do ano de nascimento se você confirma presença em eventos do tipo “reencontro de 10 anos da turma do ensino médio”.

Todo mundo já teve aquele amigo que perdeu o celular e aí postou a seguinte mensagem: “Sem celular, por favor, postem seus números aqui para eu colocar na agenda do novo aparelho”. Se a pessoa posta, isso deixa a informação pessoal aberta para todos os amigos do amigo e, se o status dele era público, aberta para toda e qualquer pessoa.

E você, que tipo de cuidados toma ao publicar no Facebook?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn