Cresce a procura pela área de RH

Com um papel cada vez mais estratégico em um cenário de escassez de talentos e de estagnação econômica, o departamento de recursos humanos tem demandado a contratação de gestores mais alinhados e participativos no que compete ao ‘core business’ das organizações onde atuam. Acompanhando essa tendência, nos últimos anos o mercado sentiu um forte crescimento no número de cursos de graduação presencial em gestão de RH – exclusivamente tecnológicos, com formação em dois anos.

Imagem: internet

O primeiro curso foi criado em 2001, mas a popularização nas faculdades é um movimento recente. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a oferta cresceu 40% nos últimos dois anos e, atualmente, já existem 413 cursos no Brasil, distribuídos por 111 instituições, das quais 107 são particulares. Em 2011, a área contabilizava 82.301 alunos em todo o país.

Com matérias que vão desde gestão de liderança à administração da folha de pagamentos, o curso é voltado tanto para jovens que estão ingressando na primeira faculdade quanto para profissionais que já atuam no departamento de RH de alguma empresa e buscam especialização. A maior parte dos gestores vêm de graduações diversas como psicologia, administração e até engenharia. Geralmente, as pessoas enxergam no RH uma oportunidade de ingressar na empresa, mas acabam ficando.

Fonte: Valor Econômico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta